CONSELHOS ÚTEIS
COMPREENDER OS PNEUS
O pneu é o elo de ligação do veículo à estrada, cuja missão consiste em transmitir todas as forças estáticas e dinâmicas do carro ao solo, através de uma área de contacto equivalente a um bilhete postal ou à palma de uma mão. O conforto, a segurança e toda a condução do veículo passam pelo pneu.
A primeira característica que um pneu deve apresentar é a resistência, segundo diversos ângulos:
• resistência ao desgaste e à deterioração provocados pelo uso e pelos agentes agressivos (atrito, calor, produtos químicos, pedras, etc.);
• resistência mecânica estrutural, a fim de sustentar o peso do veículo e respectivos ocupantes e bagagens, transmitir os elevados binários de aceleração e travagem, quando o carro se desloca, assim como as forças transversais geradas pela força centrífuga em curva, sem se deformar exageradamente, pondo em risco as suas normais prestações;
• resistência a impactos, provocados por buracos, desníveis da via, passeios, pedras e outros objectos, etc.
A segunda característica essencial dos pneus é a elasticidade, destinada a absorver as irregularidades e vibrações da via, juntamente com os componentes da suspensão. O compromisso resistência/elasticidade é assim fundamental para o conforto, a segurança de condução e o nível de ruído em circulação.
Outra característica fundamental do pneu é a aderência, que garante a transferência das forças para a estrada. A aderência resulta do desenho do piso, da estrutura do pneu e da composição da mistura que constitui a borracha.
ELEMENTOS DO PNEU
Todos os elementos que formam o pneu são vulcanizados em conjunto, para lhes dar a coerência e coesão indispensáveis:
• Revestimento interior de borracha sintética, impermeável ao ar sob pressão e que funciona como câmara de ar.
• A carcaça é constituída por finos cabos de fibra têxtil perpendiculares entre si, embebidos na borracha.
• O talão é parte do pneu que se apoia na jante, quando o pneu é montado à pressão, ou seja, o mais justo possível. Com o enchimento, a pressão interior do ar comprimido aumenta ainda mais o contacto do talão com a jante, permitindo que o pneu e jante funcionem como uma única peça, a fim de transmitir os binários de travagem e aceleração ao solo.
• Os aros do talão são reforçados interiormente com cabos de aço, para impedir a deformação do talão e manter o pneu em permanente contacto com a jante.
• Os flancos são as paredes laterais do pneu, estabelecendo a ligação entre a banda de rodagem ou piso e os talões. São revestidos por uma camada de borracha flexível, que protege a carcaça dos impactos.
• As lonas de reforço destinam-se a dar estabilidade dinâmica ao pneu, sendo constituídas por finos cabos de aço.
• A banda de rodagem é a parte do pneu que está em contacto com a estrada e contribui, com o desenho das suas esculturas na borracha, para a imediata identificação de cada pneu.
A CORRECTA PRESSÃO DOS PNEUS
A pressão de enchimento dos pneus é uma das suas mais importantes especificações, uma vez que é variável, quer em função da carga e da modificação da temperatura, quer em resultado de anomalias e de períodos exageradamente longos sem verificação.
A pressão ideal do pneu é a preconizada pelo construtor do veículo, que efectuou todos os cálculos, a fim de obter rigorosamente os melhores resultados, tanto em termos de conforto, como no que respeita a rendimento e economia da viatura.
Nos manuais de utilização dos veículos existe uma tabela de pressões para os dois eixos, que pode ser diferente, quer com o veículo vazio, quer a plena carga. O enchimento incorrecto dos pneus é o principal responsável pela sua prematura deterioração e por muitos erros de condução, com ou sem consequências desastrosas.
A pressão insuficiente e a pressão desigual entre os diversos pneus do veículo são as duas situações piores, embora o excesso de pressão também apresente os seus inconvenientes.
O NOSSO BLOG Fique por dentro de tudo sobre pneus e jantes!
Feliz Natal
Nesta Quadra tão especial desejamos a todos os nossos clientes e amigos, um Santo e Feliz Natal, assim como um Próspero Ano Novo de 2022! FELIZ NATAL! NOTA: Dias 24 e 31 de dezembro encerramos às 13:00. Mais informações, pode contactar-nos através dos seguintes números: 212 314 095 / 913 […]
Campanha de Natal Falken
Neste Natal estamos juntos com a Falken e a dar presentes! Neste Natal, ofereça uns pneus Falken de presente ao seu carro e ganhe ainda até 20€ em combustível. Estamos à sua espera! Consulte todas as informações em www.falkenpneus.pt FELIZ NATAL COM A FALKEN! Se gostava de saber mais informações, pode […]
Categorias de Pneus
Cada tipo de pneu tem a sua utilização específica. Conheça as diferentes categorias de pneus! Uma vez que existem diversos tipos de pneus, é fundamental perceber em que situação se deve utilizar cada um deles. Caso exista incompatibilidade, entre a categoria de pneu utilizada no veículo e o tipo de solo em que […]
Quando trocar os Pneus
Saiba se está na altura de trocar os pneus ao seu veículo! Os pneus são o único componente do carro que estão em constante contacto com o solo. Desta forma, é necessário ter especial cuidado com o estado de conservação dos mesmos. Mas quando é que devo substituir os pneus do meu carro? Hoje vamos partilhar […]